Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua saúde e contribuir para sua auto-estima.
O projeto descrito abaixo visa orientar professores e pais na construção de conceitos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidas nos alunos na fase de alfabetização infantil. Período em que a criança necessita de estímulos que promovam seu desenvolvimento cognitivo e pessoal.
Público alvo: Alunos da educação infantil
Tempo previsto: 5 Aulas
Área de Conhecimento: Artes, Saúde, Ciências, Língua Portuguesa
Conteúdo: Saúde e Higiene Pessoal
Objetivo Geral: Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.
Objetivos Específicos
- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Favorecer a auto-estima da criança;
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
Justificativa: Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.
Metodologia: Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.
Recursos
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Brinquedos
- Objetos de higiene pessoal
- Fantoches
- Livros de histórias infantis
- Músicas
- Vídeo
Avaliação/Resultados: A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
Desenvolvimento das atividades
- Contar história para os alunos e abrir debate incentivando os alunos a expor seus conhecimentos e pensamentos sobre o assunto - Tempo: 1 aula
- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.
- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.
- Aproveitar o horário do lanche para ensinar as crianças a lavar as mãos e escovar os dentes corretamente.
- Músicas e brincadeiras - Tempo: 2 aulas
- Apresentação de músicas sobre o tema
Sugestão de música:
* O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
* Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
* Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
- Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para demonstrar os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.) e ensinar os alunos a utilizá-los adequadamente.
- Exibição de vídeos e realização de atividades - Tempo: 1 aula
- Exibição dos vídeos:
* Ratinho Castelo Rá-tim-bum
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c&NR=1
* Ratinho escovando os dentes
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Zc&NR=1
- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.
- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)
- Apresentação de teatro de fantoches e conversa sobre o tema -Tempo: 1 aula
- Teatro de fantoches sobre higiene pessoal. A professora pode criar a história apresentada no teatro de acordo com o envolvimento e nível de aprendizado das crianças.
- Conversar com os alunos sobre o tema, a fim de verificar a construção do conhecimento e a assimilação dos conceitos estabelecidos.
Sugestão de desenhos para colorir:
Através do site http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/higiene.html você terá acesso a vários desenhos para imprimir e colorir. Verifique as dicas e aproveite para ensinar as crianças de forma divertida e lúdica.
Referencias:
Aprender Brincando. Disponível em: http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.
Higiene corporal. Disponível em:
higienecorporalpedagogia.blogspot.com/2009_06.
Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil.
Smart Kids. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/higiene.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário