Projetos Escolares

Dicas de projetos escolares

 

 "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

(Cora Coralina) 

 

► Educação Infantil





O trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula irá conduzir a aprendizagem da criança durante a educação infantil. Nesta fase é importante que o professor direcione seu trabalho para o desenvolvimento de atividades lúdicas, instigantes e interativas que levem à criança a reflexão sobre o que está aprendendo e a importância da leitura e da escrita em seu dia a dia.

Público alvo: Alunos da Educação Infantil

Tempo previsto: 1 semana para cada letra do alfabeto

Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e Artes

Conteúdo: Alfabeto

Objetivo Geral: Ensinar as letras do alfabeto para as crianças.

Objetivos Específicos
  • Apresentar as letras do alfabeto para as crianças;
  • Mostrar à criança a relação existente entre  letra, escrita e leitura;
  • Incentivar na criança o interesse pela leitura; 
  • Incentivar a criatividade e a produção de textos.
Justificativa: A fase de alfabetização inicial da criança é de suma importância para seu desenvolvimento escolar, refletindo diretamente em seu desempenho nos anos inicias do ensino fundamental. É importante que a criança tenha noção sobre o uso das letras do alfabeto iniciando um processo de reflexão sobre os fonemas e grafemas utilizados na construção da escrita.

Metodologia: Utilização de brincadeiras, atividades lúdicas músicas e atividades sistematizadas. Apresentação de vídeo.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o projeto: Alfabeto Divertido

 


Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e  para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua  saúde e auto-estima.


Público alvo:Alunos da educação infantil

Tempo previsto: 5 Aulas

Área de Conhecimento: Artes, Saúde, Ciências, Língua Portuguesa

Conteúdo: Saúde e Higiene Pessoal

Objetivo Geral: Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a  cuidar do próprio corpo.

Objetivos Específicos
  • Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
  • Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
  • Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
  • Favorecer a auto-estima da criança;
  • Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
  
Justificativa: Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que,  é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs,  pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.

Metodologia: Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o projeto: Estimulando hábitos de higiene na Educação Infantil

 

► Ensino Fundamental



A sexualidade é um tema de suma importância durante a infância e envolve a identidade de gêneros. As crianças normalmente são bastante curiosas sobre seu próprio corpo e de outras pessoas. Neste contexto, tendem a explorar a sexualidade de forma a satisfazer suas curiosidades. Neste período, as crianças estão em processo de conhecimento de sensações e manifestações do corpo, se preparando para entrar na adolescência e a procura de respostas para suas dúvidas.


Público Alvo: Ensino Fundamental

Área de Conhecimento:  Ciências, Língua Portuguesa, Orientação Sexual,

Objetivo Geral: Preparar os alunos para que tenham um posicionamento responsável diante do próprio corpo e dos aspectos gerais que envolvem a sexualidade (comportamento, sentimento, relacionamento, gravidez, contracepção e doenças sexualmente transmissíveis).

Justificativa: Tendo em vista a curiosidade das crianças em relação ao próprio corpo e o grande apelo sexual difundido socialmente, salienta-se a necessidade de exclarecer dúvidas e preparar os alunos para um posicionamento crítico e responsável diante das manifestações sexuais percebidas socialmente.

Metodologia:
- Aula expositiva
- Debates
- Dinâmica
- Teatro/Brincadeira

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o projeto: Educação Sexual




No contexto educacional os alunos que apresentam desempenho escolar abaixo do esperado para sua série e idade costumam ser rotulados como possuidores de dificuldades de aprendizagem. O Psicopedagogo auxilia diante destas dificuldades visando estimular as habilidades dos alunos e despertá-los para a aprendizagem auxiliando na evolução do mesmo em relação ao seu desenvolvimento cognitivo.

O presente projeto foi implementado em uma escola pública de Belo Horizonte, visando ação interventiva psicopedagógica no auxílio, identificação e eventual superação ou melhoria dos problemas de aprendizagem manifestos por alunos do ensino fundamental. A intervenção ocorreu por meio da utilização de provas psicopedagógicas e uso de jogos educativos online, na intenção de integrar o aluno de forma pedagógica e construtiva aos recursos oferecidos pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação, presentes na sociedade atual, promovendo uma aprendizagem prazerosa e criativa.

O projeto foi premiado pela prefeitura de Belo Horizonte, sendo um dos ganhadores do prêmio “BH cidade educadora: parceiros da escola integrada”.

Público alvo: Alunos com aparente dificuldades de aprendizagem

Tempo de realização: O Número de atendimentos psicopedagógicos variam de acordo com o desenvolvimento e necessidade de cada aluno.

Objetivo Geral: Auxiliar no diagnóstico e tratamento de alunos que apresentam problemas de aprendizagem escolar, através da utilização de softwares educativos e outros recursos terapêuticos, no atendimento psicopedagógico.

Metodologia

As metodologias utilizadas no atendimento aos alunos contemplaram o uso de diversos instrumentos que potencializam o aprendizado. Podemos destacar, entre as provas e testes aplicadas durante o processo de intervenção, a utilização de jogos lúdicos, softwares e jogos digitais educativos, entre outros recursos utilizados pelo psicopedagogo.

Durante os atendimentos foram utilizados diversos softwares educacionais disponíveis na web com possibilidade de jogar online a fim de possibilitar identificação das dificuldades escolares e de comportamento além de possibilitar reflexão e intervenção diante das dificuldades dos alunos.

Optou-se por softwares educacionais cujo acesso não exige instalação no computador a fim de facilitar o trabalho psicopedagógico desenvolvido na escola e possibilitar ao aluno fazer uso dos softwares em casa e em outros espaços em que tenha acesso ao computador.

 Clique aqui e veja mais detalhes sobre o projeto: Intervenção Psicopedagógica com Jogos a utilização de jogos educativos digitais

 


O desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita é essencial para uma participação efetiva e crítica, diante das dos recursos tecnológicos presentes em nossa sociedade atual. O papel da escola, neste sentido, é de suma importância, visto que, a instituição escolar tem como um de seus objetivos, preparar leitores e leitoras que possam participar e posicionar-se criticamente em vários contextos e situações vivenciadas em nossa sociedade, utilizando diversos suportes de leitura, inclusive os tecnológicos, e suas possibilidades.

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental I

Tempo de realização: 8 aulas

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa, Literatura Infantil,  Artes e Informática

Conteúdo: Leitura, Linguagem escrita, linguagem oral e Internet

Objetivo Geral: Incentivar hábitos e valorização da leitura, possibilitando o desenvolvimento e utilização da linguagem oral e escrita, através da utilização de variados recursos e suportes, inclusive os tecnológicos, para posicionar-se criticamente diante das leituras realizadas.

Justificativa: Com a evolução Tecnologias da Informação e Comunicação, surge a necessidade dos educadores se apropriarem de novos recursos e metodologias que se adéqüem às demandas apresentadas pelos alunos, instigando o hábito de ler e apresentando possibilidades de aprendizagem através da leitura de textos e livros impressos e veiculados pela internet
.
Metodologia
- Leitura de histórias e textos diversos através de textos impressos e digitais;
- Aulas na biblioteca e no laboratório de informática
- Atividades de reconto, resumo e exposição oral

 Clique aqui e veja mais detalhes sobre o projeto: Leituras e Leitores na escola: do livro ao computador

Um comentário:

  1. muito interessante este projeto, tem base REA,posso usá-lo ,compartilhá-lo etc.

    ResponderExcluir