Nossas escolas vem passando por um processo de transformação para se adequar da melhor maneira possível ás demandas tecnológicas da sociedade contemporânea. O professor assume papel fundamental nesse processo de transformação, pois é convidado a mediar o processo de ensino e aprendizagem através do emprego e utilização das tecnologias em sua prática escolar diária.
O uso do computador no ambiente escolar e mais precisamente, na sala de aula tem contribuído de formas variadas e efetiva na aprendizagem dos alunos. Os recursos tecnológicos de comunicação, além facilitar o acesso rápido a informação, promove a interação e maior interesse e participação dos alunos durante as aulas, conduzindo a novas possibilidades de construção do conhecimento.
Um dos recursos tecnológicos utilizados em sala de aula de escolas conectadas com as novas tendências da atualidade e á lousa digital interativa, que permite ao professor enriquecer suas aulas tornando-as mais atrativas e interessantes. A lousa digital como ferramenta mediadora do processo educativo favorece a aprendizagem através dos recursos audiovisuais e das possibilidades de interação entre o professor, os programas e os alunos.
A lousa digital interativa corresponde a um recurso tecnológico educativo que possibilita a elaboração e construção de atividades pedagógicas diferenciadas, exigindo do professor, uma nova postura didática. Através da lousa digital, o professor tem a possibilidade de apresentar os conteúdos escolares oportunizando uma aprendizagem participativa. Neste sentido, o papel do professor na mediação da aprendizagem dever ocorrer de forma criativa e inovadora.
O professor deve desenvolver novas possibilidades de utilização da lousa, que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Para que ocorra um melhor aproveitamento das aulas é necessário que o professor tenha conhecimento dos diferentes recursos oferecidos pela lousa e do real interesse de seus alunos em explorar o conteúdo das aulas. Durante as aulas, é importante que o professor registre observações que possam ajudá-lo a planejar atividades posteriores, levando em consideração as novidades, as idéias e as demandas apresentadas pelos alunos no decorrer do processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário