05/07/2011

Dislexia



A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado por dificuldades na leitura, escrita, soletração, fala e cálculos. As dificuldades apresentadas podem estar associadas ou isoladas, estando ligada diretamente à reprovação e ao fracasso escolar. As pessoas com dislexia tem dificuldades na assimilação de palavras, entretanto, muitas apresentam inteligência normal e quando tratada, um disléxico pode obter sucesso futuro como qualquer outra pessoa. Este distúrbio pode atingir qualquer pessoa, sendo frequentemente identificado em sala de aula.  

 Ao ser identificada a dislexia, a criança ou adulto deve ser encaminhado para tratamento com equipe multidisciplinar (pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo). Crianças disléxicas que são tratadas precocemente tendem a superar o problema de forma mais rápida, aprendendo a conviver com este distúrbio e desenvolvendo habilidades para lidar com os problemas de aprendizagem que apresentam. Estas crianças tendem futuramente a se igualar aos demais colegas de escola.
  
Características

A dislexia normalmente afeta mais meninos que meninas. O indivíduo com dislexia geralmente apresenta baixa auto-estima, demonstrando sempre sinais de tristeza. Recusam-se a realizar as atividades por medo de demonstrar fracasso. 

O aluno poderá apresentar dificuldades com a linguagem escrita e falada, leitura lenta, dificuldades com a percepção espacial e lateral, com a coordenação motora, dispersão, memória de curto prazo, letra feia, dificuldades com a matemática, falta de interesse, dentre tantos outros sintomas ligados a aprendizagem. Cabe ao familiar ou profissional que acompanhar o aluno, ficar atento a tais manifestações e procurar orientação para o tratamento.

- Discalculia - é uma dificuldade de aprendizagem específica, que se caracteriza por um baixo desempenho nas tarefas que envolvem competências matemáticas.

- Disfasia - Distúrbio na fala. Dificuldade na pronuncia das palavras causados por um distúrbio no sistema nervoso.

- Disgrafia - alteração na escrita ligada a problemas perceptivos e motores.  Normalmente a criança apresenta dificuldades em escrever letras e números. È caracterizada também pela letra feia.

- Dislalia - Distúrbio na produção de fonemas durante a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras.

- Disnomia - é uma dificuldade ou incapacidade para nomear objetos e/ou recordar nomes próprios.

- Disartria - é um distúrbio neurológico que tem como característica principal a fala lenta e arrastada, causada por alterações no sistema nervoso responsável pela fonação. Ocorre uma incapacidade de articular as palavras corretamente.

- Disortografia - Caracterizada pelas trocas ortográficas, confusões de letras, sílabas e palavras.

Sintomas 

 Os sintomas da dislexia são percebidos através das dificuldades apresentadas pelos alunos durante os estudos. Professores e familiares devem ficar atentos às dificuldades apresentadas, sempre tomando o cuidado de buscar um apoio multidisciplinar na intenção de não confundir a dislexia com dificuldades de aprendizagem apresentadas normalmente pelos alunos.

Como diagnosticar?

 No caso do profissional, para que haja um diagnóstico adequado da dislexia é necessário observar o desenvolvimento e desempenho escolar da criança durante todo o processo do atendimento terapêutico, considerando sua história e relação com a aprendizagem durante toda sua vida. 

 No caso dos familiares, é necessário uma observação constante do desenvolvimento e comportamento da criança e a busca por tratamento multidisciplinar adequado, quando há suspeita de dislexia. Neste caso, os responsáveis pela criança podem solicitar ajuda da escola para encaminhamento terapêutico do aluno.

 É importante ressaltar que, antes de diagnosticar a dislexia, deve-se ter o cuidado para não confundi-la com problemas como: métodos ineficazes de ensino e aprendizagem, imaturidade, problemas emocionais, preguiça para aprender, falta de interesse pelo estudo.
 
Referências

SAMPAIO, Simaia. Distúrbios e transtornos. Disponível em: 

Dislexia - Definição, Sinais e Avaliação. Disponível em: http://www.dislexia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário