07/11/2012

As crianças nos espaços virtuais: tecendo histórias nas redes



Perceber a criança como um ser em desenvolvimento nos tempos atuais, é muito mais do que enxergá-la como parte integrante de um mundo globalizado onde as relações cada vez mais são construídas e referenciadas virtualmente. A infância é permeada por acontecimentos, emoções e atitudes que demonstram a transparência e refletem as condutas do indivíduo que está em processo de formação . Processo este, que hoje sofre influência significativa das mídias digitais e recursos que possibilitam a navegação e atuação da criança na web, deixando nela seus registros, seja através da supervisão e apoio de um adulto, ou sem o controle de suas manifestações.

Pensar a criança nos espaços virtuais requer uma percepção mais aguçada acerca de suas atitudes online para que sejam compreendidos os significados e sentidos das suas ações. Diante dos vários estímulos disponibilizados, o mundo virtual exerce fascínio sobre as crianças e as conduz a vivencias que possibilitam a aprendizagem e o registro de informações, experiências e sentimentos através da sua interação na web. Ao adentrar pelos espaços da internet, intencionalmente ou não, a criança se vê imersa em um novo universo onde se coloca como condutora e de suas ações e aprendizagens, além de descobrir e utilizar novas linguagens que a leva a novos caminhos e desafios.


A criança quer se ver na web e deixar seus registros nela. Brinca com jogos, possui perfil nas redes sociais, assiste a vídeos, escuta músicas, interage, se comunica e participa efetivamente, buscando se identificar com um mundo virtual onde as pessoas criam seus perfis e mergulham nos hiperlinks, nas histórias alheias e utilizam com familiaridade os recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e a linguagem da era digital.


No espaço virtual, a criança vivencia situações e emoções diversas que tendem a produzir sentimentos variados que a levam da angustia à realização. Vai permeando por caminhos onde registra suas vivências e aos poucos tece suas histórias. Imprime seus sentimentos e momentos através das mensagens e fotos postadas. Constrói aprendizagens e registra suas evoluções ao utilizar o computador como instrumento de brincadeira e construção. Busca a brincadeira e encontra a ludicidade em cada jog,o transformando os momentos de brincadeira virtual em momentos de aprendizagem real, mesmo sem perceber a riqueza de suas ações e construções.


Em sua trajetória percorrida nos espaços virtuais, a criança além de estabelecer relações e tecer sua história na rede, se reconhece como protagonista de sua ação, buscando compreender os caminhos percorridos e as várias facetas impostas pela web em sua navegação online. Imprime em suas ações, um mapa dos seus desejos, experiências e aprendizagens construídas ao longo de sua infância. Na rede, registra não apenas a sua história, mas também das pessoas que configuram sua vida e interferem em seu processo de formação.


Este artigo foi publicado na Revista Linha Direta: Inovação, Educação, Gestão. (Edição de Novembro/2012. pág. 38). Disponível em: http://www.linhadireta.com.br.

 

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