11/09/2012

O potencial educativo dos jogos digitais



Os jogos digitais exercem grande fascínio e influência sobre crianças e adolescentes que  dedicam horas do seu dia nesta brincadeira. Através dela é possível desvendar mistérios  utilizando o raciocínio lógico, desenvolver estratégias e a coordenação visual e motora,  além de habilidades e potencialidades específicas que estimulam a concentração e o desenvolvimento cognitivo do jogador.

Os pais e educadores que desconhecem o potencial educativo dos jogos eletrônicos, tendem a vislumbrar apenas aspectos que consideram inviáveis para o desenvolvimento da criança no grande e rico volume de jogos disponíveis para uso socialmente. A grande evolução tecnológica ocorrida atualmente trás para o mercado dos jogos digitais, possibilidades diversas que encantam e atraem os usuários, desenvolvendo habilidades que interferem no aprendizado e desenvolvem potencialidades que podem influenciar o processo educativo do jovem jogador. É preciso, entretanto, dosar o tempo em que as crianças e adolescentes ficam jogando, para que este hábito não influencie negativamente em sua vida diária, se tornando uma espécie de vício que impede a realização de outras atividades. Vivenciar experiências diversificadas do cotidiano, como participar de momentos e situações que fazem parte da vida social e familiar é fator de suma importância e deve ser incentivado.

A atração que os jogos exercem sobre as crianças e adolescentes muitas vezes incomoda os adultos que normalmente enxergam nesta brincadeira, apenas situações que acreditam influenciar negativamente. É necessário, entretanto, que os adultos compreendam que os jogos digitais podem trazer benefícios para desenvolvimento e para o processo educativo do indivíduo. Através deles os usuários tem a oportunidade de vivenciar situações que aguçam sentimentos variados, desenvolvendo o auto controle sobre a ansiedade, sobre o medo e a decepção ocorrida com a derrota ou com os obstáculos encontrados no jogo, além da satisfação promovida pelo avanço em novas fazes ou pela conquista da vitória.

Com a crescente influência das Tecnologias da Informação e Comunicação sobre a sociedade, os jogos digitais que antes eram direcionados apenas aos meninos, hoje conquistam também as meninas, que atualmente são beneficiadas com jogos eletrônicos destinados ao publico infantil feminino. Os jogos digitais direcionados às meninas, ao contrário dos masculinos, normalmente são considerados menos ofensivos pelos adultos. Estes jogos focam o universo feminino e procuram trabalhar habilidades como a criatividade, a organização, a persistência, a auto estima e o envolvimento emotivo da criança, além de desenvolver as habilidades comuns à maioria dos jogos (autonomia, raciocínio, coordenação visomotora, autocontrole , concentração, entre outros).

É importante perceber também, a capacidade normativa que os jogos digitais exercem sobre seus usuários. Para que a vitória seja alcançada, ou novas fases sejam conquistadas, é necessário que regras sejam lidas, interpretadas, compreendidas e seguidas com iniciativa, criatividade e rigor. Tais características são essenciais na aprendizagem escolar e no desenvolvimento social da criança. A utilização de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem escolar pode ajudar o professor a tornar suas aulas mais atrativas e interessantes para os alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa através de atividades instigantes e desafiadoras.


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