Os jogos digitais exercem grande fascínio e influência sobre crianças e adolescentes que dedicam horas do seu dia nesta brincadeira. Através dela é possível desvendar mistérios utilizando o raciocínio lógico, desenvolver estratégias e a coordenação visual e motora, além de habilidades e potencialidades específicas que estimulam a concentração e o desenvolvimento cognitivo do jogador.
Os pais e educadores que desconhecem o potencial educativo dos jogos
eletrônicos, tendem a vislumbrar apenas aspectos que consideram
inviáveis para o desenvolvimento da criança no grande e rico volume de
jogos disponíveis para uso socialmente. A grande evolução tecnológica
ocorrida atualmente trás para o mercado dos jogos digitais,
possibilidades diversas que encantam e atraem os usuários, desenvolvendo
habilidades que interferem no aprendizado e desenvolvem potencialidades
que podem influenciar o processo educativo do jovem jogador. É preciso,
entretanto, dosar o tempo em que as crianças e adolescentes ficam
jogando, para que este hábito não influencie negativamente em sua vida
diária, se tornando uma espécie de vício que impede a realização de
outras atividades. Vivenciar experiências diversificadas do cotidiano,
como participar de momentos e situações que fazem parte da vida social e
familiar é fator de suma importância e deve ser incentivado.
A atração que os jogos exercem sobre as crianças e adolescentes
muitas vezes incomoda os adultos que normalmente enxergam nesta
brincadeira, apenas situações que acreditam influenciar negativamente. É
necessário, entretanto, que os adultos compreendam que os jogos
digitais podem trazer benefícios para desenvolvimento e para o processo
educativo do indivíduo. Através deles os usuários tem a oportunidade de
vivenciar situações que aguçam sentimentos variados, desenvolvendo o
auto controle sobre a ansiedade, sobre o medo e a decepção ocorrida com a
derrota ou com os obstáculos encontrados no jogo, além da satisfação
promovida pelo avanço em novas fazes ou pela conquista da vitória.
Com a crescente influência das Tecnologias da Informação e
Comunicação sobre a sociedade, os jogos digitais que antes eram
direcionados apenas aos meninos, hoje conquistam também as meninas, que
atualmente são beneficiadas com jogos eletrônicos destinados ao publico
infantil feminino. Os jogos digitais direcionados às meninas, ao
contrário dos masculinos, normalmente são considerados menos ofensivos
pelos adultos. Estes jogos focam o universo feminino e procuram
trabalhar habilidades como a criatividade, a organização, a
persistência, a auto estima e o envolvimento emotivo da criança, além de
desenvolver as habilidades comuns à maioria dos jogos (autonomia,
raciocínio, coordenação visomotora, autocontrole , concentração, entre
outros).
É importante perceber também, a capacidade normativa que os jogos
digitais exercem sobre seus usuários. Para que a vitória seja alcançada,
ou novas fases sejam conquistadas, é necessário que regras sejam lidas,
interpretadas, compreendidas e seguidas com iniciativa, criatividade e
rigor. Tais características são essenciais na aprendizagem escolar e no
desenvolvimento social da criança. A utilização de jogos digitais no
processo de ensino e aprendizagem escolar pode ajudar o professor a
tornar suas aulas mais atrativas e interessantes para os alunos,
promovendo uma aprendizagem mais significativa através de atividades
instigantes e desafiadoras.
Este artigo foi publicado e está disponível em: http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/o-potencial-educativo-dos-jogos-digitais/
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