12/09/2012

Formação de professores para novas tecnologias


As novas tecnologias trazem para a escola novos desafios pedagógicos e a necessidade de habilitação adequada dos educadores para lidar com os recursos disponibilizados.

 

É importante que a formação do professor aconteça de forma continuada, para que o uso desses recursos seja implementado em sua ação diária, através de metodologias e práticas que se adéquem às necessidades educativas do aluno e atendam à proposta pedagógica da escola.

A tecnologia transpassa os muros da escola e chega à sala de aula através de recursos tecnológicos interativos, que exigem do docente melhor gerenciamento de suas ações educacionais. Ela é utilizada para apoiar a ação pedagógica do professor, oferecendo subsídios à sua prática de ensino, através de atividades contextualizadas.

Embora a presença da tecnologia no meio escolar se torne um fato cada vez mais incidente, muitos professores continuam mantendo metodologias tradicionais em que o aluno é mero espectador. Normalmente, os recursos tecnológicos são utilizados pelo docente como suporte para ilustrar o conteúdo da disciplina. É possível, entretanto, adequá-los ao planejamento de aula de forma instigante, atrativa e interessante para o estudante, oportunizando, dessa forma, uma aprendizagem mais significativa e dinâmica.

Um dos grandes entraves em relação à integração das tecnologias no meio escolar ainda é a resistência de alguns professores, causada pelo medo do que pode ser desconhecido para ele e comum a seus alunos. Tal fato se justifica pela facilidade de uso dos aparatos tecnológicos pela geração que pertence ao que denominamos de nativos digitais — pessoas que nasceram e cresceram com as tecnologias digitais presentes em seu cotidiano, fazendo uso dela de forma natural.

O papel assumido pelo aluno hoje é bem diferente do assumido algum tempo atrás. Atualmente, o aluno sai da passividade para se tornar coautor do seu processo de ensino e aprendizagem, adotando uma postura mais ativa e protagonizando, junto com o professor, seu processo educativo. Assim, a escola se torna, mais do que um ambiente de transmissão de saberes, um lugar de interação e construção, onde professores e alunos desempenham o papel principal. É essencial, portanto, que o educador esteja preparado para lidar adequadamente com esse novo estudante.

O docente, frente às novas tecnologias, apresenta muitas indagações e questionamentos que causam angústias e envolvem a adequação de suas aulas aos recursos disponibilizados. Como incorporar o computador e as diversas mídias na prática pedagógica? Como utilizar as tecnologias de forma a envolver o aluno em um processo ativo de ensino e aprendizagem? Para encontrar as respostas, é necessário que o educador pesquise e invista em sua formação. Não basta conhecer os recursos, é preciso ir além, explorar, investigar, agir e, principalmente, colocar-se à disposição das inovações tecnológicas que surgem diariamente. Dessa forma, o professor conseguirá inovar em sua prática de ensino, criando novos desafios pedagógicos e dinamizando suas aulas. 

Cacilda Rodrigues

Este artigo foi publicado e  está disponível em:  
http://173.203.31.59/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=211078




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